Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante
Ir.Albertina Leitão - CAIC
TÉRCIO CRISÓTOMO*
*Especialista em Patrimônio Histórico e Cultural do Pará.
Bacharel e Licenciado Pleno em História
Professor Aprovado em Concursado Público - SEDUC-PA
Mat. 5735785-2
A HISTORIA ORAL QUE BROTA DA PERIFERIA
PARA A ESCOLA E O MUNDO:
A utilização das tecnologias no registro e divulgação das experiências e na valorização e o respeito aos idosos e a nossa historia.
Santa Izabel do Pará - 2010
Introdução
A historia oral que brota da periferia para a escola e o mundo é um projeto que é centrado no incentivo ao estreitamento das relações sociais e intercambio cultural entre grupos sociais de diferentes faixas etárias, que particularmente residem nos bairros do entorno da E. E. E. Fundamental, Médio e Profissionalizante Ir. Albertina Leitão, o CAIC de Santa Izabel do Pará, localizada na zona periférica da cidade, com os alunos inicialmente de nossa Escola e posteriormente através da Internet, com pessoas de todo o mundo.
Nessa linha, o projeto pretende alcançar inicialmete grupos da chamada Terceira Idade, avós de alunos da comunidades remanescentes de quilombos do Estado do Pará, existente em nosso município. Também pretende-se através de diversas ações possibilitar a ampliação da teia de relações sociais envolvendo particularmente os idosos de nossa comunidade izabelense, a fim de desenvolver a volorização social e o respeito.
A sociedade contemporânea vivencia e valoriza a chamada era digital, onde muito daquilo que se deseja tem ligação intrínseca à esfera tecnológica. A sociedade, os valores, a economia e as mais diversas funções, estão relacionadas aos processos evolutivos da contemporaneidade. O ser humano busca conviver, aprender e a trocar ou mesmo vender experiências, saberes, historias e conquistas, no dinamismo da era da internacionalização econômica.
No campo educacional pensam-se essas tecnologias como ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento das habilidades profissionais dos agentes ligados ao processo ensino-aprendizagem. Isso possibilita também dimensões mais amplas na propagação, na qualificação, na interdisciplinaridade e na praticidade do ensino.
A pesquisa trará a tona, os saberes da chamada 3ª idade e experiências do cotidiano das pessoas que atuam durante uma vida inteira como construtores e guardiões de histórias orais, como testemunhas dos fatos importantes que até então era compreendidos de forma “imprecisa” por ser desde os primórdios alvo de crítica e depreciação em relação às ciências já homologadas; se faz necessário investir na oralidade que por partir do princípio dedutivo e que por isso precisa de uma atenção especial e que esteja voltada para o resgate dos vestígios memoriais comunal de tais fontes.
A escola se abre como um espaço onde a valorização dos diferentes grupos sociais e de diferentes faixas etárias, podem e devem conviver harmoniosamente, dentro das delimitações do respeito e valorização de nosso maior patrimônio histórico e cultural, os idosos: suas canções, suas lembranças, seus lugares de memórias, suas histórias, experiências de uma vida inteira pronta para ser compartilhada com todos os entes sociais.
Justificativa:
Esse projeto nasceu em nossa escola no ano de 2010 entre os alunos de ensino médio/integrado quando a maioria dos alunos foram entrevistar os idosos na finalidade de levantar dados sobre a história dos bairros vizinhos de nossa escola, foram coletados dados orais de mais de 100 idosos, muitos aceitaram ser filmados, fotografados e alguns aceitaram que seus relatos fossem divulgados no http://abrahistoria.blogspot.com
Atualmente percebe-se que a tecnologia invade todos os setores da sociedade contemporânea, necessita-se se enquadrar nos parâmetros cadencias desse novo modelo político em expansão, uma vez que não haja uma harmonia intrínseca entre o indivíduo e novas propostas pós-modernas, ficar-se-ão às margens dessas novas ideologias que influenciam ininterruptamente os seres em suas particularidades.
Transformar a escola num local onde o “eco” das vozes que brotam da periferia sub-urbana, com suas experiências e relatos orais importantíssimos adormecidos a décadas alcance o mundo através da publicação dessas historias orais devidamente autorizadas é gerar conhecimento. É recontar a historia desconhecida de um povo. É possibilitar que através da historia o homem se descubra como participe importante na construção de nossa historia.
Pretende-se, portanto, registrar as memórias dando ênfase na divulgação das experiências culturais dos povos izabelenses e também de nossa região bragantina; na comunidade escolar, discutir as experiências vivenciadas por grupos da 3ª idade, que contribuam para regatar a memória cultural de nosso povo, muitas quase esquecidas. Pretende-se aproximar os da chamada 3ª idade ao convívio da comunidade escolar e enfatizar que a Escola também é um espaço construído para ser vivenciado pelos idosos e suas experiências com isso a utilização das tecnologias no registro e divulgação das experiências e na valorização e o respeito aos idosos e a nossa história se torna indispensável.
Para isso necessita-se do apoio de toda a comunidade escolar e também do auxílio de políticas públicas preocupadas em retirar das sombras aquilo que não foi e carece ser recordado e até mesmo aprendido por nossa sociedade, particularmente aquela que se diz mais jovem.
Objetivo:
O objetivo geral desta pesquisa é discutir e executar elaborações de análises historiográficas baseados na metodologia história oral relacionando-a com história e memória, história e identidade e finalmente a história através da documentação automatizada. Partindo do princípio historiográfico é que se pensa em através da mesma “resgatar” as memórias que são na atualidade desprezada e que por intermédio dessas inovações tecnológicas pode-se:
· Entrevistar pessoas da 3ª Idade, ouvi-las, abrir o espaço escolar para troca de informações com os alunos e documentar através de vídeos, fotografias e documentação escrita digitalizada essas informações vivenciadas pela 3ª idade de nosso município.
· Inserir a comunidade escolar no resgate e na implementação das memórias culturais, promovendo a valorização e o respeito aos idosos e a nossa história.
· Montar um grupo com alunos para projeção de slides na comunidade, a fim de propagar por meio de palestras as experiências culturais coletadas durante a nossa pesquisa na comunidade do entorno escolar.
· Utilizar as novas tecnologias educacionais para a facilitação do processo ensino aprendizagem.
· Publicar a historia de vida e experiências devidamente autorizadas de pessoas da terceira idade em web site ou blogs
· Resgatar as memórias culturais de nosso povo.
· Registrar e divulgar em web site ou blogs experiências devidamente autorizadas dos povos izabelenses e de nossa região bragantina.
· Selecionar e agrupar nossos idosos do entorno da nossa comunidade escolar em grupos interativos.
· Dar suporte para que na continuação do projeto e nos anos vindouros os nossos idosos participem de grupos artísticos, culturais, religiosos, educativos, musicais, esportivos, recreativos na nossa comunidade.
A Metodologia utilizada:
Falar de método é falar de como, de uma estratégia de abordagem, de um saber-fazer. Formular a pergunta, que constrói o tema como objeto a partir de um referencial teórico dado, como trabalhar os indícios ou traços que chegam desde o passado? Com a incumbência de atender ou responder a muitas destas indagações é que se apropria de recursos diversos num meio pluricultural e autômato e suspira-se um ar de investigação e domínio daquilo que Marx (Séc: XIX) dizia ser “fosca realidade”.
Como esta proposta se apresenta como um Estudo de Caso, devido à forma como será desenvolvida a pesquisa, é possível afirmar que é muito mais fácil compreender as situações vivenciadas pelo grupo e os dados coletados durante as sessões de trabalho, tanto na organização do ambiente e na coleta dos dados, onde os investigador/aluno/professor deve procurar: manter-se atento a novos elementos que emergem durante o processo, levar em conta o contexto em questão; retratar a realidade de forma completa, usando variadas fontes de informações.
Metas e Impactos:
Aproximar nossos jovens e nossos idosos através da troca de conhecimentos e a solidificação do respeito.
Selecionar e agrupar nossos idosos do entorno da nossa comunidade escolar em grupos interativos como: Coral de Musica gospel ou de Músicas MPB e regionais, Grupo de Dança Regional, Grupo de Tocadores de Violão, Grupo de Canto, Grupo de Remédios Caseiros, Grupo de Jogadores de Dama, dominó e Xadrez, Grupo de Contadores de História, Grupo de Tocadores de Flauta, violão, cavaquinho, banjo ou percussão, Grupo de Bordado, crochê e tricô, Grupo de Ginástica, Grupo de passeio ciclístico, Grupo de agricultura doméstica (Hortaliças), Grupo de artesanato, Grupo de Conselheiros da Juventude escolar, Grupo de auto-ajuda, Grupo: A vida na Terceira Idade (namoro, sexo, saúde, educação e orientação), Grupo de Palestra Bíblica (Estudo Bíblico), Grupo de Costureiras (solidariedade é sempre bom), Grupo de culinária, Grupo de Roda de Samba e Pagode, Grupo de Caminhada, Grupo de Jardinagem e preservação ambiental, Grupo de viagens da 3ª idade.
Vale lembrar que muitas dessas ações já são possíveis em nossa escola que é uma escola tecnológica e desenvolve ações no campo agrícola, informática, etc... e que nos finais de semana abre suas portas para ações desenvolvidas no Projeto Escola de Portas abertas, mas observo que muito mais pode e deve ser feito com esse grupo social potencialmente interessantíssimo para a educação de nossos jovens.
Pretende-se utilizar a memória como intermediária dos acontecimentos histórico-cultural. Capacitar uma nova geração de profissionais ao uso da nova realidade da Informática nas empresas e sua capacitação profissional a fim de quebrar paradigmas e sobrepor obstáculos criados durante os processos pedagógicos antes tecnologia.
Preparando uma nova sociedade Educacional para o futuro da Tecnologia da informação. Implementar a coleta de dados de forma interativa tendo como meta primordial a inserção dos indivíduos comuns (estudantes, profissionais e comunidade em geral). Registrar as experiências de nossa 3ª idade em vídeos, fotografias e documento escrito e Publicar informações devidamente autorizadas em web site ou em blogs.
Promover a interligação de grupos culturais da 3ª Idade de nosso município com municípios vizinhos, possibilitando a valorização de nossas historias regionais, experiências e preservação de nossas culturas para gerações posteriores.
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PROPOSTAS | 1º MÊS | 2º MÊS | 3º MÊS | 4º MÊS | 5º MÊS | 6º MÊS | 7º MÊS | 8º MÊS | 9º MÊS | 10º MÊS | 11º MÊS | 12º MÊS |
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA | X | |||||||||||
LEVANTAMENTOS DE DADOS ESTREVISTAS COM IDOSOS DO ENTORNO ESCOLAR | X | X | X | |||||||||
REVISÃO DOS DADOS | X | |||||||||||
DIGITALIZAÇÃO DE IMAGENS E TEXTOS, CORREÇÃO ORTOGRÁFICA | X | X | ||||||||||
LEVANTAMENTOS DE DADOS ATRAVÉS DE CONTATO COM GRUPOS CULTURAIS DA 3ª IDADE DE MUNICÍPIOS VIZINHOS | X | X | X | |||||||||
APRESENTAÇÃO DO ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE ESCOLAR | ||||||||||||
EDIÇÃO DAS REFERENCIAS CINEMATOGRÁFICAS DURANTE O PERCURSO DA PESQUISA | X | X | ||||||||||
RESULTADOS E AVALIAÇÃO | X | X | X | X | ||||||||
RELATÓRIO / PUBLICAÇÃO NA INTERNET | X | X | X | |||||||||
AVALIAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL | X | X | X | X |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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PORTELLI, Alessandro. “O que faz a história oral diferente”.Projeto História, nº 14 (novembro 1997), pp.25-39.
THOMSON, Alistair. “Recompondo a memória: questões sobre a relação entre a história oral e as memórias”.
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CERVO, J. Metodologia Científica. 2ª ed. Recife. Mcgraw-Hill. 1976.
LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo : EPU, 1986.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro : Ed.
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SILVEIRA, João Carlos da. Comunicação pessoal. Disponível em www.altavista.com.br – acesso em 29 maio de
2008